É brincando que seu filho se desenvolve, em vários campos: cognitivo, social, neurolófico, físico, sem falar no aprendizado da linguagem, esquema corporal, da lateralidade e da motricidade. "Muitas vezes o brinquedo chega a ser tão sofisticado que a criança não tem necessidade de explorar e criar situações diferentes. Basta apertar um botão e o brinquedo faz tudo", explica a psicopedagoga e psicomotricista
Raquel Caruso.
Pensa assim: é como se o brincar fosse o “trabalho” das crianças e os brinquedos, suas ferramentas. Já que a coisa é séria, nós ensinamos como você deve escolher o brinquedo ideal para cada fase do desenvolvimento do seu filho.
Primeiro mês de vida
Móbiles, espelho, chocalhos, bola, bonecas, dado de espuma, materiais coloridos, macios e que façam ruídos, livros de plástico para o banho.
De um a seis meses
Móbiles com movimento, cor e som, livros com imagens bem definidas, chocalhos e pandeiros, brinquedos de apertar, bola (pe¬quena e leve), fantoches e marionetes, bichos de borracha e blocos plásticos.
De sete a doze meses
Sons de animais, sinos e chocalhos, livros com texturas e sons, caixa de surpresa, quebra-cabeça grande, blocos coloridos, bolhas de sabão, marionetes, fan¬toches, quadro de atividades (discos que giram, botões que apitam), bola, túnel, telefone, pianinho e carrinho de supermercado para empurrar.
De um a dois anos
Encaixes de diferentes formas, quebra-cabeça, brinquedos de empilhar, instrumentos musicais infantis, tiro ao alvo com bolinhas que grudam, jogos de memória, com imagens claras e grandes, de material resistente.
De três a cinco anos
São indicados brinquedos para desenvolver a musculatura e a coordenação, como triciclos, bicicletas, aqueles para estimular o desenvolvimento motor fino, como jogos de construção, blocos, tintas, lápis, massinha de modelar, música, livros e quebra-cabe¬ças; e aqueles para trabalhar a imaginação e a expressão, como fantasias, bonecos, fantoches, casinha de bonecas, telefone, carrinhos, trenzinhos, kits de médico, marceneiro, mecânico, animais e marionetes, jogos com regras simples, associando números e letras, coleção de animais. Jogos de computador apropriados para a idade.
De seis a dez anos
Nessa fase, os brinquedos devem se adequar ao que as crianças estão aprendendo na escola. Para estimular o interesse e desenvolvimento, preconizam-se os jogos de tabuleiro com regras ("Senha", "Banco Imobiliário", "War," "Jogo da Vida") e de cartas, os livros e músicas, as atividades em grupo, os jogos de estratégia (caça ao tesouro, mistério), videogames e computador, kits de montagem.
Fique de olho!
Na hora de escolher os brinquedos do seu filho, tenha cuidado com peças pontiagudas, materiais muito duros que podem machucar e brinquedos que desmontam em partes pequenas. Até os quatro anos, as crianças têm um desejo natural de colocar tudo na boca, e a maioria das mortes e lesões nessa idade são devidas a acidentes desse tipo. Fique de olho nas etiquetas de advertência presentes nas embalagens e sempre respeite as orientações do fabricante sobre idade, modo de montar etc.
Raquel Caruso.
Pensa assim: é como se o brincar fosse o “trabalho” das crianças e os brinquedos, suas ferramentas. Já que a coisa é séria, nós ensinamos como você deve escolher o brinquedo ideal para cada fase do desenvolvimento do seu filho.
Primeiro mês de vida
Móbiles, espelho, chocalhos, bola, bonecas, dado de espuma, materiais coloridos, macios e que façam ruídos, livros de plástico para o banho.
De um a seis meses
Móbiles com movimento, cor e som, livros com imagens bem definidas, chocalhos e pandeiros, brinquedos de apertar, bola (pe¬quena e leve), fantoches e marionetes, bichos de borracha e blocos plásticos.
De sete a doze meses
Sons de animais, sinos e chocalhos, livros com texturas e sons, caixa de surpresa, quebra-cabeça grande, blocos coloridos, bolhas de sabão, marionetes, fan¬toches, quadro de atividades (discos que giram, botões que apitam), bola, túnel, telefone, pianinho e carrinho de supermercado para empurrar.
De um a dois anos
Encaixes de diferentes formas, quebra-cabeça, brinquedos de empilhar, instrumentos musicais infantis, tiro ao alvo com bolinhas que grudam, jogos de memória, com imagens claras e grandes, de material resistente.
De três a cinco anos
São indicados brinquedos para desenvolver a musculatura e a coordenação, como triciclos, bicicletas, aqueles para estimular o desenvolvimento motor fino, como jogos de construção, blocos, tintas, lápis, massinha de modelar, música, livros e quebra-cabe¬ças; e aqueles para trabalhar a imaginação e a expressão, como fantasias, bonecos, fantoches, casinha de bonecas, telefone, carrinhos, trenzinhos, kits de médico, marceneiro, mecânico, animais e marionetes, jogos com regras simples, associando números e letras, coleção de animais. Jogos de computador apropriados para a idade.
De seis a dez anos
Nessa fase, os brinquedos devem se adequar ao que as crianças estão aprendendo na escola. Para estimular o interesse e desenvolvimento, preconizam-se os jogos de tabuleiro com regras ("Senha", "Banco Imobiliário", "War," "Jogo da Vida") e de cartas, os livros e músicas, as atividades em grupo, os jogos de estratégia (caça ao tesouro, mistério), videogames e computador, kits de montagem.
Fique de olho!
Na hora de escolher os brinquedos do seu filho, tenha cuidado com peças pontiagudas, materiais muito duros que podem machucar e brinquedos que desmontam em partes pequenas. Até os quatro anos, as crianças têm um desejo natural de colocar tudo na boca, e a maioria das mortes e lesões nessa idade são devidas a acidentes desse tipo. Fique de olho nas etiquetas de advertência presentes nas embalagens e sempre respeite as orientações do fabricante sobre idade, modo de montar etc.



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